A Pastoral familiar destina-se a todos os tipos de pessoas e famílias para ajudá-las e servi-las. Famílias bem constituídas, desestruturadas, futuras famílias, famílias em situação de miséria, distanciadas da vida da igreja, discriminadas, de migrantes, mães e pais solteiros, pessoas sem família, divorciadas, viúvos e em toda situação familiar que necessite de ajuda e acolhimento. Para melhor atuação, a Pastoral Familiar divide-se em três setores:
• Pré-matrimonial;
• Pós-matrimonial; e
• Casos especiais.
O SETOR PRÉ-MATRIMONIAL
Este setor é um ramo da Pastoral Familiar que atua com um público amplo, das gestantes aos noivos na celebração do matrimônio. As ações desempenhadas:
ENAFIR: Encontro para namorados e noivos firmes que acontece sempre no primeiro semestre. No último domingo 02/07 finalizamos o III ENAFIR.
SEMANA DA VIDA: Momento que desempenhamos ações para gestantes, normalmente em parceria com a Casa Luz (local que acolhe gestantes em situação de hipossuficiência). Fazemos arrecadação de fraldas, material de higiene para bbs, formações sobre parto/pós parto/amamentação…
SETEMBRO AMARELO: Palestra de prevenção ao suicídio
DIA DAS CRIANÇAS: Dia das crianças nas comunidades Aldaci Barbosa, Maravilha, Alto da Paz e Nossa Senhora das Graças
O SETOR PÓS MATRIMONIAL
Este setor é um ramo da Pastoral Familiar que atua com o público de famílias já constituídas. As ações desempenhadas:
ENCONTRO DE RECÉM CASADOS: Encontro para casais com até 5 anos de matrimônio.
SEMANA DA FAMÍLIA: Costumamos ofertar um café da manhã com música e sorteio no domingo de dia dos pais após a missa de 7h. E também rezamos o terço pelas famílias em outro momento.
SETOR CASOS ESPECIAIS
Este setor é um ramo da Pastoral Familiar que atua com um público amplo: famílias com problemas de alcoolismo e/ou drogas; famílias afastadas da igreja; divorciados (sem ou com nova união); famílias em situação de vulnerabilidade econômica; Viúvos; Idosos. As ações desempenhadas:
ENCONTRO DE NOVA UNIÃO: Encontro para casais batizados que anteriormente receberam o sacramento do matrimônio, se divorciaram e atualmente estão em uma nova união estável séria e responsável.
ENCONTRO DE PERDAS: O encontro é destinado a todos que estão em situação de luto, independente do tempo, em função da perda de um parente (cônjuge, filhos, avós, pais, tios e etc) ou amigo querido.
PARCERIA COM A PASTORAL DOS IDOSOS
PARCERIA COM O MOVIMENTO SANTOS ANJOS: Doação de marmitas para pessoas em situação de rua. Costumamos fazer essa ação na semana da família.
Naquele tempo, 2Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. 3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” 4Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!” 10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”. 13Depois disso, traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. 16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.